Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Guia do Eleitor

Fonte: UOL

Estamos há 19 dias da eleição e ainda restam dúvidas frequentese importantes esclarecimentos sobre o Grande Evento da Democracia do Brasil!

O primeiro turno ocorre no dia 3 de outubro, enquanto o segundo será em 31 de outubro.
 
Serão eleitos o presidente da República (e o vice), governadores dos Estados e do Distrito Federal (e seus vices), 54 senadores (dois em cada Unidade da Federação), deputados federais e estaduais.
 
A votação é das 8h às 17h, pelo horário local. Por isso, a divulgação dos resultados para Presidência só começam a ser divulgados quando o último Estado terminar sua votação.
 
É obrigatória a apresentação do título eleitoral e de um documento de identificação com fotografia. Para isto, são válidos certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais. Certidões de casamento ou de nascimento não são aceitas.
 
Têm preferência para votar os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais militares em serviço e, ainda, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grávidas e que estejam amamentando.
 
É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos na mesa enquanto o eleitor estiver votando. Embora a lei não trate especificamente de mp3 players, a Justiça Eleitoral recomenda que este tipo de aparelho não seja usado na cabine.
 
Ordem de Votação:
- Deputado Estadual (5 dígitos)
- Deputado Federal (4 digitos)
- Senador 1 (3 digitos)
- Senador 2 (3 digitos)
- Governador (2 digitos)
- Presidente (2 digitos)

Consulte seu local de votação: clique aqui

Para mais informações: clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário