Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Político com P "maiúsculo" - Tancredo Neves

Tancredo de Almeida Neves
São João del-Rei, MG 4 de Março de 1910

Foi advogado, empresário e político brasileiro, tendo sido eleito o Primeiro Presidente Civil já no término da Ditadura Militar que vigorou no Brasil de 1964 até 1985, data de sua posse.

Formou-se em Direito, exerceu cargo de promotor público. Teve importante atuação na transição da República Velha para a Era Vargas.

Foi vereador, prefeito, no Estado Novo de Vargas teve seu mandato extinto. Foi convidado para integrar a Administração do Estado de MG, recusou pois não serviria à ditaduras.

Elegeu-se Deputado Estadual, Deputado Federal e ocupou o cargo de Ministro da Justiça de JK.

Em certo momento no Brasil de João Goulart, Tancredo ocupou o cargo de Primeiro-Ministro que atualmente já não existe mais. Com o golpe militar, Tancredo se recusa à ir para o ARENA (partido que apoiava os militares).

Atuou no combate ao Regime Militar, filiou-se ao MDB e se tornou uma das vozes mais fortes da oposição. Com a volta do pluripartidarismo, elegeu-se Governador de MG, tendo ocupado antes cadeira no Senado.

Foi atuante e decisivo no Movimento das Diretas Já. Tinha boas relações políticas e sabia articular. No retorno da democracia, Tancredo se destacou à frente do MDB.

Para as eleições indiretas do Colégio Eleitoral, o PMDB lança Tancredo Neves Presidente, coligado com um Vice da ARENA, José Sarney. Eleitos indiretamente, Tancredo se torna o Presidente Civil após 21 anos de Governos Militares, marcando o fim do Regime.

Tancredo Neves não chegou á assumir à presidência da República, pois sofria com fortes dores abdominais. Morreu no dia 21 de Abril de 1985 com Infecção generalizada. Em seu lugar, tomava posse o seu vice, que se tornaria Presidente do Brasil, José Sarney.

A eleição de Tancredo marcava o fim de uma Era, e o início da Transição. Sarney teria que assegurar a volta da democracia, a liberdade de imprensa e  elaboração de uma nova Constituição.
Tancredo Neves se tornou símbolo de mudança no país, e sua morte foi vista com comoção por todo o país.

Frases de Tancredo Neves

Mineiros, o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade!

Maluf simboliza tudo quanto a Revolução realizou de negativo nesses 20 anos!

Restaurar a democracia é restaurar a República. É edificar a Nova República, missão que estou recebendo do povo e se transformará em realidade pela força não apenas de um político, mas de todos os cidadãos brasileiros!

Não vamos nos dispersar. Continuemos reunidos, como nas praças públicas, com a mesma emoção, a mesma dignidade e a mesma decisão. Se todos quisermos, dizia-nos, há quase duzentos anos, Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança, podemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la!

Não celebramos, hoje, uma vitória política. Esta solenidade não é a do júbilo de uma facção que tenha submetido a outra, mas festa da conciliação nacional, em torno de um programa político amplo, destinado a abrir novo e fecundo tempo ao nosso País. A adesão aos princípios que defendemos não significa, necessariamente, a adesão ao governo que vamos chefiar. Ela se manifestará também no exercício da oposição. Não chegamos ao poder com o propósito de submeter a Nação a um projeto, mas com o de lutar para que ela reassuma, pela soberania do povo, o pleno controle sobre o Estado. A isso chamamos democracia!

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário