Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Equação Brasileira

Descentralização, Planejamento, Transparência, Eficiência e Austeridade - é assim que se tem que Governar.

Na coluna que escrevi - Como mudar o Brasil - destaquei a importância da participação e mobilização política pra mudar de fato o que está errado, corrigindo erros, promovendo Reformas e adquirindo representatividade.

A equação brasileira, é um fórmula que apresento pra mudar o Brasil.

Governar é escolher - essa frase não é minha, mas tem que ser o lema do político - e não é possível que em um pequeno intervalo de tempo, se solucione todos os problemas nacionais de forma tão simples.
Aliás, muitos dos problemas do Brasil, são de origens e de solução complexa, mas antes de mais nada, exigem boa intenção política pra fazer as coisas saírem do papel.

O Brasil meus amigos, não irá melhorar a Educação, a Saúde, a Segurança e outras infinidades sem antes promover as Reformas, caso contrário, o Brasil cotinuará martelando como vem fazendo nos últimos anos, com medidas provisórias de efeito imediato, mas de pouca consistência para o futuro!

Promover as Reformas, Política, Judiciária, Tributárias, Previdenciária, Agrária, Educacional, entre outras, pra garantir que a Constituição e o Sistema se modelem de acordo com as grandes mudanças pelas quais o país passou nas últimas décadas.

Promover as Reformas, significa descentralizar a Administração Pública, mudar a distribuição de recursos, aumentar a autonomia e eficiência das Prefeituras e dos Governos Estaduais.

Garantir um Sistema Judiciário mais ágil, mais eficiente. Maior punição e seriedade em todos os estratos da Justiça. Submeter de forma equilibrada todo e qualquer cidadão à Lei, e exigir que o bom exemplo venha dos Governantes, à começar pelo Presidente da República.

Uma Reforma Tributária, para trazer eficiência, coesão, e transparência na arrecadação de impostos. Permitir que Estados e Municípios tenham autonomia e que os brasileiros paguem seus impostos de forma mais justa. Também desburocratizar e apoiar Micro e Pequenas Empresas, promovendo a sua proteção na questão de arrecadação de impostos, para que se reduza, por tabela, o número de profissionais informais. 

Dinheiro não nos falta, desde Janeiro, já arrecadamos mais de 1 trilhão de reais indo de impostos e contribuições pagas pelos brasileiros. A grande questão que nos remete, é porque tais recursos não conseguem ser revertidos em bons serviços e em melhora na qualidade de vida das pessoas. Porque, diante de tanto dinheiro, a Administração Pública parece tão ineficiente?

A resposta é simples, pela já mencionada desigual distribuição de recursos, pela concentração dos recursos com o Governo Federal e pela dificuldade enfrentada por Prefeitos e Governadores de atenderem a população que arrecada muito, mas recebe pouco em troca.

Para tanto, promover as reformas, descentralizar a administração pública, garantir mais recursos pra Estados e Municípios, defender a Municipalização e o apoio aos Municípios, garantir mais eficiência e transparência dos gastos públicos, e investir de forma concreta e planejada. Assim, Educação, Saúde, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Transporte, e Infra-estrutura vão ter uma grande melhora no nosso país.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário