Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

IDH - como anda o Brasil?

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - uma avaliação feita pela ONU, que mede a qualidade de vida e as perspectivas dos países. IDH leva em consideração os investimentos e resultados obtidos na educação, na saúde, na distribuição de alimentos e nos rendimentos per capita. E o Brasil foi mal em todos aos itens avaliados.

O relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 2010, divulgado nesta quinta-feira (4), mostra o Brasil na 73ª posição entre 169 países. Os cinco primeiros colocados são, pela ordem, Noruega, Austrália Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda.

De acordo com o relatório, o rendimento anual dos brasileiros é de US$ 10.607, e a expectativa de vida, de 72,9 anos. A escolaridade é de 7,2 anos de estudo, e a expectativa de vida escolar é de 13,8 anos.

A distribuição de renda, apesar dos programas de transferência do governo, como o Bolsa Família, impactaram negativamente o IDH brasileiro em 37,6%. Isso não quer dizer que há mais pobres hoje em dia, mas sim que há uma distância maior entre eles e os ricos.
Pelo IDH, a educação no Brasil teve uma queda de 25,7% no índice e a expectativa de vida, perda de 16,6%. De acordo com o relatório divulgado nesta quinta-feira (4), o Brasil viu a distância que o separa de nações com desenvolvimento humano mais elevado aumentar em 27,2%.

Com isso, perdeu 15 posições e ficou no 88º lugar quando comparado com outros 140 países, com 0,509 pontos numa escala que vai de 0 a 1.

Ainda analisando a colocação do Brasil, o resultado mostra uma queda maior que a média mundial, que foi de 21,7%, e ainda pior em relação ao grupo de países de desenvolvimento humano elevado

Dessa forma, no relatório de 2010, o Brasil alcançou 0,699 pontos, numa escala que vai de 0 a 1, ocupando entre os 169 países, posição nº73, atrás de países como Argentina, Chile, e outros 9 países da América Latina.

Segundo o relatório, o Brasil ficou abaixo da média da América Latina e atrás de 11 países dessa região.

Fonte: G1, R7, Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário