Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

3 coisas para comentar

Reciclagem de promessas e projetos

Todo mundo se lembra que no ano passado, em pleno cenário eleitoral, o Presidente Lula e o Ministro da Saúde José Gomes Temporão prometeram entregar 500 UPA´s (Unidades de Pronto Atendimento) até o fim de 2010. Só que passados meses que eles fizeram essa promessa, é público e notório, e foi amplamente divulgado pela imprensa que dessas 500 UPAs do Lula, foram entregues apenas 91, portanto faltam 409 ainda do Governo anterior que prometeu e não as fez. Em discurso no Congresso essa semana, a Presidente Dilma prometeu que até 2014 fará mais 500 UPAs, a questão é, ela vai fazer 500, e quem vai dar conta das outras 409 prometidas, foram riscadas do PAC, ou vão se juntar na conta mirabolante feita pelo pessoal do marketing e publicidade do Governo?
Pra concluir, não precisamos de marketing, números e programas publicitários pra recuperar a Saúde no Brasil, precisamos de planejamento, investimento e boa gestão, comprometimento e seriedade, á começar pelo Governo Federal.

Novos Programas, Velhos Projetos

Dilma anunciou essa semana que lançará um Novo Programa que dará remédios de graça à pessoas hipertensas e com diabetes. O programa será bem-vindo, será útil e necessário, contudo não é novo. A mania sistemática do pessoal do marketing do Governo que desvendam e recriam a realidade, faz com que o cidadão pense que tal projeto é novo, de iniciativa do novo Governo, mas não. A medida de conceder remédios às pessoas hipertensas e com diabetes já estava prevista na Lei 11.347, de 27 de setembro de 2006, sancionada pelo presidente Lula. Apesar de parecer nova, tal iniciativa já foi discutida e regulamentada em lei dentro do Congresso Nacional, e só não foi feita antes, por falta de mobilidade e vontade por parte do Governo Federal.

Nova Legislatura, Velhas Promessas

Não houve um Senador, um Deputado Federal, ambos os Presidentes da Câmara e do Senado e a Presidente da República, todos, afinados e aparentemente mobilizados em promover as reformas política e tributária. A legislatura começou, os trabalhos no Congresso também, os discursos já foram feitos, resta saber se o Governo Federal dará a cara a tapa, e se os partidos, inclusive o do Governo estarão dispostos á fazê-las. As reformas são fundamentais para a manutenção do Sistema Político, Eleitoral e Tributário brasileiro, além de melhorarem a relação com o povo, o contribuinte, tais reformas tendem à exterminar práticas ultrapassadas que atrasam a política, desmoralizam as instituições e afastam a política do povo.  

"O Congresso aplaude Dilma quando fala em reforma política. Mas é hora de fazer, não só de aplaudir" Ricardo Setti

Fonte: Agência Senado, Presidência da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário