Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nossos carros são caros

Não, aqui não vou falar sobre automóveis, mas até na compra de um deles, há política e há muito o que se discutir, veja a Reportagem do Portal Terra

Brasileiro compra Uno no País por preço de Civic na Europa, por Marina Pita - Portal Terra

O custo dos carros no Brasil é muito alto em comparação a outros mercados por conta de impostos, especialmente o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O brasileiro paga por um Fiat Uno, em dólares, o que o valor que um europeu precisa para comprar um Honda Civic. “O IPI pode chegar até 33% do valor do veículo, dependendo da cilindrada. Quanto maior (a cilindrada), maior o percentual do imposto”, explicou o analista de produção, Fernando Trujillo.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pode chegar a até 30% do preço final de um automóvel, de acordo com a consultoria CSM. O Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre o preço final dos automóveis varia entre 2% e 5%.

Outro fator que afeta o custo dos carros brasileiro e, portanto o preço final, é o chamado “custo Brasil”, uma expressão utilizada para se referir a ineficiência nacional na área de infraestrutura e logística. “O ‘custo Brasil’ está embutido (nos preços finais), percorre toda cadeia automotiva desde a importação de insumos”, disse o diretor para a América do Sul da consultoria Booz & Company, Fabio Takaki.

“Enquanto 30% do preço final de um veículo no Brasil são tributos, nos Estados Unidos este percentual é de 6%", Fábio Takai

Não bastasse impostos e deficiências estruturais do País, a diferença de juros cobrada entre um financiamento no Brasil e demais países faz com que a disparidade de valores dispare. “O juro é muito alto. A média cobrada no Brasil é de 25% (ao ano), enquanto na Alemanha são 4%, nos EUA 8% e no Japão 6%. Os bancos e financiadoras ganham muito dinheiro aqui”, afirmo Trujillo.
Comparações

 
Brasil:
FIAT UNO - U$15,6 mil
 
Europa:
HONDA CIVIC - U$15,6mil

 

Brasil:
ASTRA - U$28,6mil
 
Europa:
BMW 3 Series - U$28,3mil 
 
 
 

HONDA CIVIC
 
Brasil: U$32,4mil
 
Europa: U$15,6mil
 
 
 

No blog: Agenda de Reformas - a importância da Reforma Tributária

Impostos - Anemia Brasileira - Parte 1 - Parte 2
 
Fonte: Portal TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário