Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Querem ressuscitar a CPMF

Em um país onde a arrecadação de impostos bate recordes,
criar mais um Imposto, ou trazer de volta a CPMF é um insulto ao cidadão
CPMF - imposto sobre o cheque, foi criado para fins provisórios, em que  destinava recursos para a Saúde.   

Em 2007, já havia expirado o prazo de vida da CPMF. O governo então decidiu por levar ao Congresso, projeto para que se prolongasse a CPMF por mais alguns anos, alegando que sem ela, o Sistema de Saúde quebraria.

Acontece que desde alguns anos atrás, a CPMF era usada para tudo, destinada para diversos fins, exceto para a Saúde.

Quando colocada em votação no Senado, a CPMF foi extinta e a derrota política do Governo deixou cicatrizes, tanto é, que de vez em quando, o tema CPMF volta ás manchetes, e o Governo mostra que não desistiu de trazer a CPMF de volta, alegando assim, que isso "salvaria a saúde brasileira." 

Meus amigos, a Saúde no Brasil não piorou nos últimos 3 anos, ela vem se defasando e se agravando ano a ano, os mutirões foram deixados de lado, as campanhas preventivas não são periódicas e não há nenhuma intenção do Governo em Regulamentar a Emenda 29, que justamente, melhora a questão da Saúde, pois disponibiliza aos Prefeitos, mais recursos vindos dos Cofres do Governo Federal.

Como eu já disse antes, são trilhões de impostos arrecadados todos os anos, e ainda assim, o Governo alega falta de recursos para a Saúde?

Não falta dinheiro, o grande problema é a péssima distribuição, que beneficia o Governo Federal, pressiona os Estados e sufoca os Municípios, fazendo com que Governadores e Prefeitos fiquem de mãos atadas. 

Se queremos sim melhorar a saúde, devemos fazer melhor distribuição de Recursos, melhores investimentos, maior planejamento e transparência, e sem dúvida, salvaremos a Saúde Pública Brasileira.

Tenho certa raiz municipalista, acho que a solução dos problemas está no município, e acredito também, que quando houver melhor distribuição de recursos e cooperação entre Governo Federal, Estados e Municípios, a Saúde tenderá a melhorar e a população será a principal beneficiada.

O Governo, nesta questão, parece andar na contramão: "A CPMF não voltará, não com este nome. mas poderá ser discutido, no âmbito da reforma tributária, por exemplo, a criação de um novo imposto com destinação exclusiva para a saúde", afirmou Vaccarezza, líder do Governo.

"Já temos uma carga tributária muito pesada. Um novo imposto é mais uma forma de extrair [dinheiro] do cidadão" - Marco Maciel, ex-Senador e ex-Vice-Presidente da República.

"não se justifica criar um novo imposto, já que o problema da saúde no País não é dinheiro, mas sim falta de planejamento, de capacidade de gerenciamento e ausência de honestidade." Blog do Álvaro Dias 

"Não falta dinheiro para a Saúde, falta melhor distribuição, melhor organização, investimento, competência e seriedade #CPMFnão" - meu twtter: @lgustavo_

Fonte: O Globo, UOL, Estadão, FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário