Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Restaurar a Democracia

Em determinados momentos da vida, o homem reflete sobre os seus valores e se questiona. A auto-análise feita a cada nova fase da vida é usual entre as pessoas, e deve ser colocada em prática na questão nacional.

Nosso país vive momentos de expectativas econômicas e sociais, mas é preciso levar em conta também, sobre como anda a nossa política e a nossa democracia.

Um recente dado preocupou muito, segundo pesquisadores, a Democracia Brasileira é intermediária e há cada vez mais a escassez de indignação, ou seja, os cidadãos, ao ligar a TV e acompanharem o noticiário já não ficam mais indignados com os escândalos de corrupção.

Quando não há mais indignação na sociedade, a corrupção se prolifera debaixo dos nossos olhos e se alimenta do nosso dinheiro, adquirido através de impostos.

Por isso eu faço uma proposta, aos jovens e aos cidadãos de bem: que não cruzem os braços, não se acostumem com o malfeito, não sejam tolerantes e coniventes com a corrupção, fiscalizem e acompanhem a política nacional, pois só assim, com informação e consciência, estaremos prontos para restaurar a nossa democracia e combater as coisas erradas.

No jogo democrático é assim, a população elege os políticos, estes são empossados e assumem seu mandatos. A população cobra e fiscaliza seus servidores públicos eleitos, e estes trabalham para trazer melhorias significativas para os cidadãos.

É isso que está faltando, afinal, por trás de uma classe política desmoralizada e impune, está um Colégio Eleitoral, formado por cidadãos coniventes e alienados, que aceitam a corrupção e que buscam levar vantagem sobre os outros.

Pesquisas mostram que muitos cidadãos concordam com os malfeitos da classe política, e que se tivessem a oportunidade fariam a mesma coisa, roubariam dinheiro público e enriqueceriam nas custas dos outros. Isso não é bom, é lamentável. E é na oposição á esse pensamento alienado que temos que remar. Não podemos nos submeter à conivência e á tolerância do malfeito, temos que cobrar por mais Justiça, mais seriedade, transparência dos cofres públicos e pelas Reformas Política. Tributária, Judiciária, Educacional, Trabalhista, Previdenciária que permitam maior eficiência dos Governos e das Administrações Públicas.

Para que cada um inicie a Restauração da Democracia, a moralização da Política e a Eficiência do nosso Sistema, reforço a tese e refaço o convite, participe da política, se conscientize e fiscalize, entre em contato com seus Vereadores e Deputados, cobre atitudes dos Governos Municipal, Estadual e Federal, envie e-mails, divulgue a iniciativa de que se cada um fizer a sua parte, estaremos juntos contribuindo para um Brasil melhor.

Para concluir, aquela velha frase de partido político: "A política só muda quando a gente participa", e participar não é se filiar ou se candidatar, participar da política é fiscalizar, cobrar é ser consciente, é votar em quem dá o exemplo em quem é coerente, em quem tem passado, tem capacidade e terá seriedade para representar seus eleitores.

Assim podemos restaurar nossa democracia e mudar o Brasil!

Carta: Como Mudar o Brasil?

Recomendo: Para acompanhar e fiscalizar a Política no Brasil

Relacionados - Política e Democracia
Qual a importância da Política na vida das pessoas?
Projeto de Brasil, o que queremos dele
Democracia do Povo, para o Povo e pelo Povo
Equação Brasileira
Político Ideal

Artigo: Democratizar a Democracia - Marco Maciel

Série: Quando Política e Juventude se juntam Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário