Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Conivência, é passado!

FOLHA: Brasil vota a favor de investigação de direitos humanos no Irã

Jornal Nacional: A política externa brasileira deu um sinal claro de mudança nesta quinta-feira (24). O Brasil apoiou uma resolução das Nações Unidas sobre um dos maiores motivos de críticas ao governo do polêmico Mahmoud Ahmadinejad.

VEJA, Reinaldo Azevedo: O voto do Brasil no Conselho de Direitos Humanos da ONU significa que o atual governo, nesse particular, se alinhou com aqueles que criticavam o anterior.

Jornal Nacional: O voto do Brasil marca uma mudança na postura que o país vinha adotando até agora. Nos últimos dez anos, o Brasil se absteve ou votou contra resoluções que condenavam o Irã.

A secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário, considerou a decisão do Conselho um avanço. “Significa que a comunidade internacional estará atenta às violações de direitos humanos no Irã. Seja em relação às mulheres, a situação da infância, a liberdade de um modo em geral, que todos os países que participam do sistema internacional de direitos humanos prestam contas”, declarou.

VEJA, Reinado Azevedo: Como tantas vezes se disse aqui, se o país pretende, um dia, ter um vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, o caminho é esse. E não porque coincida com a vontade dos Estados Unidos. Isso é besteira! Mas porque demonstra a adesão a valores que efetivamente fazem um mundo mais digno e evidenciam que o país é um juiz ponderado.

Votação no Conselho de Direitos Humanos da ONU
Fonte: G1, VEJA, FOLHA, UOL R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário