Páginas

domingo, 27 de março de 2011

Procuram-se Jovens para a Política

Congresso em Foco aponta que com o passar dos anos a nova geração de políticos que já se formou nas últimas eleições é na sua grande maioria, composta por filhos e herdeiros de outros políticos que outrora tiveram ou ainda tem papel de destaque e influência no cenário político.

Diz o Congresso em Foco: Falta de interesse do brasileiro em geral pela política estimula eleição de parentes de políticos e inibe o aparecimento de novas referências, segundo analistas

O desinteresse do brasileiro em geral pela política é o principal motivo da escassez de novas lideranças no Congresso e o predomínio de herdeiros políticos entre os parlamentares mais jovens.

"As pessoas não se interessam por política no Brasil, é uma sociedade com baixa taxa de participação." José Luciano Dias, cientista político.

"Há um déficit de formação de quadros para exercício de liderança política num futuro próximo. Se só as famílias estão fornecendo quadros para ocupação de cargo político, significa que a sociedade está pouco organizada e preocupada com essa formação de novos quadros”, diz Antônio Augusto.

Movimentos Estudantis que não se calaram,
e atuaram contra a ditadura militar e o golpe de 64
 “Em vez de mobilizar a sociedade, determinadas denúncias imobilizam, dão sensação de impunidade. Isso não educa, não conscientiza, não chama a atenção para os avanços, não orienta no sentido de levar a mudanças culturais, comportamentais. Com isso, as pessoas são desaconselhadas a concorrer. Fica um terreno muito fértil para a continuidade” Antônio Augusto, cientista político.

“O movimento estudantil no Brasil era de alto conteúdo ideológico. Mas acabou. Hoje é uma geléia clientelista. O conteúdo ideológico morreu porque as esquerdas revolucionárias morreram e o governo Lula aderiu e deixou de ser de esquerda”, critica José Luciano Dias.

“É preciso trabalhar com o dedo no pulso do eleitor. A política tem de surtir efeito na vida da pessoa. Senão, é tudo balela. É legítima a tradição política de algumas famílias. Alguns grupos continuam no poder porque a sociedade entende que eles atuam bem. Mas nós precisamos convencer o agente social a entrar para a vida pública” Deputado Luiz Fernando Machado, 33 anos.

Como jovem, tento através do blog O JOVEM CIDADÃO, fazer a minha parte ao alertar para os jovens à necessidade da sua motivação e da sua participação na política, não como candidatos à cada quatro anos, mas como cidadãos todos os dias.

Fonte: Congresso em Foco  

Nenhum comentário:

Postar um comentário