Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Novos Estados

A Câmara dos Deputados aprovou dois projetos que autorizam a convocação de plebiscitos para dividir o Pará em três estados.

O estado de Tapajós teria 27 municípios e ocuparia mais da metade do território atual do Pará. Carajás teria 39 municípios e um quarto do estado atual.

O decreto para o plebiscito sobre Carajás segue para promulgação do Congresso. O plebiscito sobre Tapajós depende de votação no Senado. Depois da publicação dos decretos, o prazo para a consulta à população será de seis meses.

Comentário
Há prós e contras a criação de novos estados. Alguns alegam que haverá maiores gastos com a máquina pública, mais 6 Senadores, tantos Deputados, Palácios de Governo, Tribunais de Contas, Tribunais Estaduais, Assembleias Legislativas, outros tantos Deputados Estaduais... Mas também é preciso analisar, que com as proporções continentais do Brasil, quanto maior o número de Estados, maior a descentralização do Poder e maior eficiência em administrar o nosso país, o que também garantiria maior representação e defesa dos interesses regionais da população. Enfim, caberá agora ao povo do Estado do Pará, decidir se aceita a criação desses novos estados.
Fonte: Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário