Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

381 anos de Guaratinguetá

Neste dia 13 de Junho, comemoramos o aniversário de Guaratinguetá, e em uma data como esta, quero compartilhar neste blog, os caminhos que trouxeram a cidade até aqui, e os desafios que nos esperam para os próximos anos e décadas.

No auge do ciclo do café, Guaratinguetá ganhou destaque e poder político-econômico. Com grandes lideranças políticas na época, entre elas, Rodrigues Alves, que veio a se tornar Presidente da República no período do café com leite.

Com o fim do ciclo do café, nossa cidade sofreu como o resto do país, tendo que se reinventar, se desenvolver em outras áreas e a partir de então descobriu-se os diversos potenciais da cidade que foi passando pelo processo de urbanização em meados do século XX, de lá para cá, filhos ilustres engrandeceram o país e encheram de honra sua cidade, assim como disse no meu pronunciamento no Parlamento Jovem Paulista:

"Venho da Cidade de Guaratinguetá, terra do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão, e de grandes políticos, religiosos, professores e médicos que deram grande contribuição ao país."

Hoje são inúmeros os nossos potenciais e também, os nossos desafios.

Com o 1º santo brasileiro, Frei Galvão, é preciso fortalecer nosso turismo, adequar nossa cidade para que comporte os romeiros que vem anualmente até a nossa região. Ao mesmo tempo, é preciso conciliar nossa agenda e nossos investimentos no setor turístico com as cidades de Aparecida e Cachoeira Paulista, à fim de que possamos estar cada vez mais afinados e parceiros dessas cidades, que como Guaratinguetá, tem grande potencial no turismo religioso.

Com as Universidades e Escolas Técnicas que se localizam na cidade, é preciso fortalecer esse potencial educacional, tecnológico e universitário. Investir em infra-estrutura para que possamos bem receber esses milhares de estudantes e professores que vem á cidade, ampliar o nosso pólo educacional e tecnológico pode ser uma saída para alcançarmos um desenvolvimento amplo. Investir na profissionalização dos nossos jovens, à partir da escola, qualificando nossa mão de obra também é um caminho para que possamos atrair empreendimentos e investimentos externos.

Com o Pólo industrial da cidade, que recentemente recebeu um importante investimento com a chegada da maior indústria de vidros do mundo, a AGC, que instalará aqui, a sua primeira unidade na América do Sul reforça que é através desses empreendimentos e investimentos que conseguimos gerar empregos e proporcionar o desenvolvimento do município, para tanto é preciso fazer a lição de casa, planejar, desburocratizar e investir.

São diversos os nossos potenciais, mas é preciso conciliar a administração do município e as políticas públicas aqui implantadas, com o compromisso com o desenvolvimento, com o planejamento e a urbanização responsável - que melhore nosso trânsito, desocupe áreas de risco e solucione outros problemas urbanos da cidade, através da ampliação da nossa infra-estrutura com investimentos de qualidade e eficiência, quem ganha é a cidade e os seus mais de 100 mil habitantes.

2 comentários: