Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Aeroportos

Folha de S. Paulo - Dilma privatiza Cumbica e mais dois aeroportos

O governo anunciou que entregará à iniciativa privada a administração dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). O governo decidiu agora fazer concessões a serem constituídas por investidores privados, com participação de até 49% da estatal.

Na prática, a medida tira poder da Infraero na gestão de aeroportos considerados estratégicos. Dilma estava insatisfeita com o modelo de gestão da estatal aeroportuária e julgava que ela não estava dando conta da demanda.

Comentário:
A concessão dos aeroportos é uma iniciativa necessária e urgente em um país que não fez a lição de casa para em breve receber dois grandes eventos mundiais. Nos últimos anos o planejamento de médio e longo prazo foi guardado na gaveta, e milhões foram gastos em propaganda e pirotecnia das siglas do Governo.

Ao mesmo tempo em que elogio a concessão dos aeroportos, não consigo entender como a Presidente Dilma e o seu Governo, representado pelo PT, possa recorrer às privatizações, já que seu partido demonizou essa prática durante a campanha eleitoral, acusando o candidato opositor de ter "privatizado" e "entregado" o Brasil para a inciativa privada.

Se as privatizações e concessões são boas ou ruins, há muita discussão, mas o que não podemos negar é que em setores estratégicos como o da Telefonia móvel no Brasil e das estradas paulistas, as concessões deram resultados positivos e o principal beneficiário, foi o povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário