Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Faxina

FOLHA: O novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, voltou ao Planalto para uma nova reunião com a presidente Dilma Rousseff. Ficou acertado que ele fará uma lista com nomes técnicos para substituir os dirigentes afastados do ministério e do Dnit.

Até a manhã de hoje, 15 pessoas já foram afastadas do Ministério dos Transportes e do Dnit.

Comentário
Antes tarde, do que nunca! Depois de 7 anos (desde o Governo Lula) com os mesmos dirigentes, o Ministério dos Transportes e seus departamentos, como o Dnit, se transformaram em um antro de corrupção, superfaturamento e de uso indevido de dinheiro público, e essas pessoas, que todos sabiam estar envolvidas nesse esquema, pareciam intocáveis sob a proteção de Lula e da sua tropa de choque no Congresso.

Tais órgãos, que cuidam da infraestrutura do país, não deveriam ser comandados por políticos, e sim, por técnicos preparados para lidar com grandes obras e investimentos. 

Nos últimos anos, o loteamento dos Ministérios e órgãos do Governo, vem caminhando na contramão da boa administração dos bens públicos. Como consequência da irresponsável nomeação de políticos ao invés de técnicos, temos, como no caso dos transportes, uma malha rodoviária esburacada, em estado de abandono, e no plano geral, ausência de perspectivas de ampliação da nossa infraestrutura.

Dilma acerta quando faz essa faxina, mas não é apenas no Ministério dos Transportes que estamos vendo a divisão de cargos entre partidos, a rifa de dinheiro público entre os membros da base aliada, em troca de voto e apoio dentro do Congresso Nacional.

É preciso lutar contra o "vício da governabilidade" que hoje impera no Brasil, onde o Governo distribui cargos na máquina pública, cada vez mais inchada, em troca do apoio e do voto dos partidos no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário