Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Político com P "maiúsculo" - Itamar Franco

O painel: "Político com P maíúsculo" foi criado para homenagear grandes políticos brasileiros da história recente. Com o falecimento do ex-presidente Itamar Franco, decidi colocá-lo nesta lista, em homenagem por sua trajetória, sua biografia, seu legado na Presidência e sua atuação política durante toda a vida, em especial, nos últimos meses em que atuou como um dos líderes da Oposição no Senado.
 
Itamar Augusto Cautiero Franco
Nasceu em Salvador, BA - 28 de Junho de 1930

Foi um político brasileiro, 33º presidente da República (1992-1994), vice-presidente (1990-1992), senador e governador do estado de Minas Gerais.

Bacharelou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1955.

Filiado ao MDB, foi eleito prefeito de Juiz de Fora em 1968 e reeleito em 1972. Em 1975, renunciou para chegar ao Senado, na histórica vitória da oposição sobre a Arena, partido dos militares duarnte a ditadura. Renovou o mandato em 1982, e foi ardoroso defensor do movimento Diretas Já, que pregava a volta das eleições presidenciais.

Em 1989, deixou o Senado para compor, como vice, a chapa de Fernando Collor de Mello. Como Vice-presidente, divergia em diversos aspectos da política econômico-financeira adotada por Collor, vindo a retirar-se do PRN e voltando ao PMDB em 1992. Collor sequer completou três anos no governo. Em outubro de 1992, o impeachment do titular abriu as portas para que Itamar assumisse o comando.

Como presidente da República, Itamar conseguiu devolver a normalidade a um país mergulhado na insegurança e ainda sobressaltado pela memória recente do regime militar, articulando um governo de coalizão.

Itamar não transigiu nas questões éticas. Em 1993, demitiu seu amigo, braço-direito e ministro da Casa Civil, Henrique Hargreaves, por causa de uma suspeita de corrupção na confecção do orçamento. Inocentado, Hargreaves foi reconduzido à pasta três meses depois. Essa lição nunca foi repetida.

Outro grande mérito de Itamar foi lançar o plano Real, em 27 de fevereiro de 1994. Foi ele quem nomeou Fernando Henrique Cardoso para o ministério da Fazenda. Preenchida a pasta, Itamar deu ao seu titular autonomia para montar uma equipe e implementar as mudanças que poriam fim ao flagelo da inflação colossal.

Se "a habilidade executiva número um é escolher as pessoas certas e colocá-las nas posições certas", Itamar agiu de forma impecável ao nomear FHC para o Ministério da Fazenda, que por sua vez, soube conduzir de forma competente e séria, o processo de estabilização econômica, criando o Plano Real e combatendo a hiperinflação. Foi Fernando Henrique quem o sucedeu na Presidência da República.

Em 1998, três anos após deixar a presidência, Itamar foi eleito governador de Minas Gerais. Ainda foi eleito Senador de Minas Gerais, em 2010, pelo PPS, tendo se destacado em poucos meses, como um dos líderes da Oposição ao Governo Dilma, no Senado.

Em maio de 2011, foi diagnosticado com leucemia. No dia 27 de junho, um boletim médico do hospital divulgou que sua situação teria se agravado em virtude de uma pneumonia que o levou à UTI. Itamar faleceu na manhã do dia 2 de julho de 2011

“Combati o bom combate e guardei a minha fé. Cumprimos o nosso dever. Saio orgulhoso de ter tido uma transmissão que o país há muitos anos não assistia: fraterna, amiga e, sobretudo, democrática”. Ex-presidente Itamar Franco, em 03/01/1995, ao deixar Brasília, depois da posse de Fernando Henrique, seu sucessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário