Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

50 anos da Renúncia de Jânio Quadros

Meio século depois da renúncia do presidente Jânio Quadros, num 25 de agosto, há uma foto que perdura de forma especial. Capturada pelo fotógrafo Erno Schneider, na ponte que liga Uruguaiana (RS) a Libres, na Argentina, em 21 de abril de 1961, a imagem de Jânio com as pernas em direções opostas mostra, involuntariamente, o quanto havia de divisão de personalidade dele - e o grau de contradição das forças que então lutavam pelo poder na época.

Quando se candidatou à presidência da República, Jânio Quadros (1917-1992) não tinha ideia da real situação econômica do país, segundo ele mesmo relataria anos depois. Às voltas com a pressão por medidas urgentes e fortes, passou a ansiar por uma ampliação de poder, segundo se depreende de depoimento dado ao neto, no dia 25 de agosto 1991, 30 anos depois de deixar o cargo de presidente.

 "Meu ato de 25 de agosto de 1961 foi uma estratégia política que não deu certo, uma tentativa de governabilidade. Também foi o maior fracasso político da história republicana do país, o maior erro que cometi... Eu acreditava que não haveria ninguém para assumir a Presidência. Pensei que os militares,os governadores e, principalmente, o povo, nunca aceitariam a minha renúncia e exigiriam que eu ficasse no poder... Deu tudo errado'' Jânio Quadros, em depoimento no livro "Jânio Quadros: Memorial à historia do Brasil".

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário