Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

História das Manifestações

Quando Lula e o PT eram Oposição (durante mais de 20 anos), eles se diziam os "pais da Ética", os únicos honestos e decentes em um mundo político repleto de denúncias, escândalos e desvios.

Passaram 20 anos defendendo a criação de CPIs, fazendo grandes manifestações, tentavam cassar presidentes, faziam uma verdadeira campanha "terrorista" e praticavam a oposição do "quanto pior, melhor" á fim de prejudicar seus oponentes e ganhar o poder.

Em 2002 eles chegaram ao Poder, e toda a ideologia que defendiam, de ética, investigação e anti-corrupção parece ter sido rasgada, ou esquecida, trancada dentro de um cofre, o que prefiro chamar de incoerência.

As manifestações pararam, ou foram drasticamente reduzidas. Sindicatos e organizações socias que tradicionalmente sempre se posionaram de forma crítica aos governo, como a UNE, se calaram: financiadas certamente pelo dinheiro público que receberam na forma de doações do governo.

Ao invés de criar CPIs e fazer investigações, essas entidades chegaram a fazer manifestações em defesa ao Governo, alegando que tais escândalos faziam parte de conspiração da "imprensa golpista" que queria derrubar o seu Governo, veja só, Governo este formado por líderes de um partido que passou 20 anos na oposição apoiando e se alimentando das denúncias que eram veiculadas na imprensa, e que levaram inclusive ao impeachment do 1º Presidente do Brasil.eleito após a ditadura.

Mas, depois de 9 anos assistindo os escândalos serem denunciados na TV, o Governo alegando que não sabia de nada e a sociedade cruzando os braços para o malfeito, as coisas parecem que estão mudando.

Vivemos um momento de crise econômica e descontrole da inflação, somados ao excesso de gastos públicos, fizeram o Governo pisar no freio e já estamos vendo entidades e sindicatos "pelegos" voltando a se rebelar contra o Governo.

Ao mesmo tempo, a sociedade parece saturada, indignada com as denúncias que tomaram conta do Governo Dilma, levando à contaminação de diversos Ministérios como que em um "efeito dominó", fruto da "herança maldita" que Dilma recebeu de seu antecessor.

Por este cenário, o partido do Governo parece não suportar mais que as denúncias estampem as capas de revistas e manchetes de jornais. Voltaram a defender o polêmico projeto que indiretamente censura a imprensa e ataca a jugular da democracia que é a liberdade de expressão e opinião.

No dia 7 de Setembro, foram realizadas manifestações apartidárias em todo o Brasil contra a corrupção. Milhares de pessoas e jovens mobilizados para chamar a atenção e cobrar "faxinas" que levem às demissões, investigações e punições aos malfeitores que estão saqueando os cofres públicos.

O inusitado, é que essas manifestações espalhadas em mais de 37 cidades do Brasil foram organizadas pela internet e redes sociais que também foram protagonistas nas revoltas no Oriente Médio e Norte da África que levaram à derrubada de alguns ditadores e marcaram a instalação da democracia e da reestruturação de seus países.

Agora, cabe a nós que falemos, tenhamos coragem de descruzar os braços, que cobremos de nossos representantes que eles cumpram o seu papel, promovendo as reformas necessárias, garantindo que a Justiça seja feita e que a corrupção seja combatida com veemência e seriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário