Páginas

domingo, 18 de setembro de 2011

Parece familiar?

Governo Federal lançou o Cartão do Cidadão, em junho de 2002, um cartão amarelo, de plástico e magnético, como os usados na rede bancária, que permite a uma família pobre sacar facilmente o dinheiro pago pelos programas sociais nos quais estiver cadastrada.

Inicialmente, cinco programas destinados aos brasileiros de baixa renda passaram a fazer parte do Cartão do Cidadão: Bolsa Escola, Auxílio Gás, Bolsa Alimentação, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Agente Jovem do Desenvolvimento Social e Humano.

Uma família que esteja cadastrada, por exemplo, em três desses programas ao mesmo tempo, passa a ter um só cartão para fazer os saques a que tem direito nas agências e nos postos da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas autorizadas.
 
“Estamos inaugurando uma nova política de distribuição de renda. (...) Com o cadastramento único, facilitamos a inscrição nos nossos programas e, com o cartão magnético, simplificamos a forma de pagamento para garantir que o dinheiro não se perca no meio do caminho. Para garantir que o benefício chegue nas mãos de quem precisa, de uma forma nova e moderna. O cartão magnético pode ser usado em mais de 10 mil pontos do Brasil, que são agências da Caixa, lojas de loteria e postos autorizados” Presidente Fernando Henrique Cardoso no lançamento do programa em 5/3/2002.

Trechos do Artigo sobre o lançamento do Cartão do Cidadão
Fonte: bblioteca dos ex-presidentes - Governo Federal
 
Cartão do Cidadão

Comentário
Para aqueles que diziam que Lula era o criador do Bolsa Família ou que ele tinha unificado os programas sociais brasileiros - como era o que eu pensava, esse registro desmente essa informação e esclarece que tanto os programas sociais quanto a unificação deles em um cartão único foram projetos do Governo Fernando Henrique, cabendo a Lula o único trabalho de mudar o nome, de Cartão Cidadão para Bolsa Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário