Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Contrastes brasileiros no relatório da ONU sobre Segurança

A Organização das Nações Unidas divulgou um relatório sobre a violência no mundo medida pelos homicídios. Em números absolutos, o Brasil lidera a lista.

Quando se leva em conta o tamanho da população, com estatísticas proporcionais, o Brasil possui a terceira maior taxa da América do Sul, atrás apenas da Venezuela e da Colômbia. Bem disatante das taxas da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos. Países vizinhos como Uruguai, Argentina, Peru e Chile ficam abaixo da média mundial.

Ao mesmo tempo em que amargamos melhoras pouco significativas a nível nacional, o relatório destaca as grandes diferenças regionais brasileiras quanto aos seus índices de homicídios.

Enquanto em Alagoas a taxa é superior a 60 por 100 mil habitantes, em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, ela está entre 5 e 14,9 homicídios por 100 mil.

O relatório dá destaque para São Paulo, em que a taxa de homicídios caiu de 20,8 para 10,8 em cinco anos.


“Polícia na rua, policia comunitária perto da população, trabalho social envolvendo organizações não governamentais, sociedade civil, desarmamento e investigação trazem resultados”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A ONU mostra São Paulo como exemplo para outras metrópoles do mundo.

A drástica redução no número de assassinatos na cidade seria a prova de que dá para se obter efeitos positivos concretos quando o poder público combina prevenção com repressão policial adequada.

Fonte: GI, Jornal Nacional, BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário