Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Editorial

DESPENCOU

Lisboa - O Brasil real, que mora fora da propaganda oficial, infelizmente despencou do octogésimo quarto para o centésimo quarto lugar no ranking global de competitividade do Fórum Econômico Mundial. Em 2010, perdera 3 posições, relativamente a 2009. Logo, em dois anos, caiu 23 posições.

A explicação é simples: infraestrutura sucateada. Estradas intransitáveis, portos precários, rodovias insuficientes e irracionais. Internet vagarosa, telefonia celular cara e de pequena resolução, fator energia que não é farto e nem barato. Máquina pública aparelhada politicamente, partidariamente, aniquilando a perspectiva da meritocracia. Vale mais a "companheirocracia". Além disso, governos lentos (este e o imediatamente anterior), que lançam projetos e não concluem obra nenhuma. E um quadro de corrupção que impede a ação de governar, seja pela inércia a que fica limitada a presidente, seja porque o TCU, cumprindo seu dever, paralisa o que está superfaturado ou tem indícios fortes de ilicitude.

Sem infra estruturar adequadamente o País, não haverá desenvolvimento verdadeiro nem crescimento que se sustente no tempo. Enganação eleitoreira (até quando), talvez. Mas soluções verdadeiras, jamais.

A presidente Dilma deveria livrar-se desse Ministério inapetente, fisiológico e dado a escândalos e começar do zero, porque pessoas públicas sérias não vivem em função de pesquisas de opinião e sim no desejo e no sonho de construir um Brasil viável e justo.

ARTHUR VIRGÍLIO - Diplomata

Nenhum comentário:

Postar um comentário