Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ataques contra a Liberdade de Imprensa na Argentina

FOLHA - 20/12: Policiais ocupam TV na Argentina; canal vê "perseguição do governo"
G1 - 22/12: Argentina aprova controle sobre produção de papel jornal. Lei atinge grupo Clarín, crítico ao governo e maior acionista de produtora.

Manchetes denunciando os ataques à liberdade de imprensa na Argentina se tornaram rotina. Uma das mais importantes bases da democracia, a liberdade de expressão e de imprensa garante que jornalistas e veículos de comunicação tenham autonomia para publicar e dizer aquilo que acreditam, ou aquilo que através dos fatos, pode ter a sua veracidade comprovada.

A América Latina já sofreu muito com a censura à imprensa, golpes inconstitucionais, ditaduras militares e perseguição aos opositores. Isso ocorreu não só no Brasil, mas em nações vizinhas como a Argentina e o Chile, que assim como nós, guardam feridas desse passado recente.

O que acontece agora na América Latina é mais uma onda de retrocesso. Com o peso do estado, governantes latino americanos tem seguido a cartilha inaugurada por Hugo Chávez. A fórmula é sempre a mesma: reeleições constantes, alienação do Congresso e da Justiça, legalização da censura à imprensa, perseguição aos opositores, estatização de empresas, discursos inflamados, distribuição de programas assistencialistas sem qualquer compromisso com o desenvolvimento das populações mais pobres...

O que acontece hoje na Argentina é mais um capítulo desse retrocesso pelo qual também passam países como Bolívia, Venezuela, Equador, além de outras ameaças nesse sentido, em pequenas Repúblicas espalhadas pela América Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário