Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Um importante debate por trás do plebiscito sobre a divisão do Pará


O avanço mais significativo deste plebiscito não deve ter sido o posicionamento favorável ou contrário à criação de novos estados, e sim, a discussão de como tornar a administração pública mais próxima dos cidadãos, acessível às pessoas e presente na realidade dos brasileiros.

A questão que tem que ser debatida, não apenas pelos paraenses, mas por todos os brasileiros, deve ser a de como reduzir as desigualdades regionais, como tirar os municípios do estado de falência, como descentralizar a administração do dinheiro público, como dar mais autonomia e recursos para os Estados e Municípios sem necessariamente criar novos impostos?

Não se faz nada do que acabei de indagar, sem promover Reformas amplas e concretas no que diz respeito ao Sistema político, administrativo e tributário no Brasil.

Não precisamos apenas de novos Estados, precisamos sim, de um novo sistema, de Reforma Política e Reforma Tributária, precisamos também de descentralização de recursos e responsabilidades, de menos burocracia, mais transparência, e melhores gestores Brasil a fora.

Continue lendo, no Observador Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário