Páginas

sábado, 7 de janeiro de 2012

Editorial: As Chuvas

Artigo do ex-Senador Arthur Virgílio, "Filme Repetido".

Escrevo este artigo na noite de quarta-feira, quando já existem 10 mil desalojados nas regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, enchentes também no Espírito Santo e caos em Divinópolis e na grande Belo Horizonte.

Depois da tragédia do ano passado, a cena se repete: a presidente (antes era o presidente) interrompe as férias e se dispõe a sobrevoar os locais afetados. Talvez até mande o helicóptero pousar, para fazer uma foto, fisionomia contraída, ar de desolação. Esquecida de que, durante os meses sem chuvas torrenciais, nada fez de prático para enfrentar o problema.

O governo federal joga a culpa nos governadores, que não teriam apresentado projetos que justificassem aportes de recursos. O governador fluminense, Sergio Cabral, anuncia sem tremer a face: “semana que vem lançarei R$300 milhões em obras”.

E se dispõe a orar pelos desabrigados e pelo fim das chuvas. Não fosse o cinismo, estaria mais para ritual indígena do que para atitude própria de quem se elegeu para proteger a população do seu estado.

Bezerra (Ministro da Integração Nacional), inclusive, é acusado de haver destinado ao seu estado (Pernambuco) o grosso das verbas que tinha em mãos. E ainda proclama que a presidente sabia disso.
 
Nada tenho contra atenções a Pernambuco. Tudo, porém, a favor de equilíbrio na destinação de fundos públicos. Se faltou equilíbrio ao ministro, é porque lhe terá sobrado provincianismo. Se faltou equilíbrio à presidente, é porque lhe terá faltado também autoridade para conter seu auxiliar.

Em 2013, infelizmente, deverá acontecer a mesma coisa. Providências de fundo, eternamente adiadas, encenações pós-tragédias e paliativos acompanhados de farta intenção politiqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário