Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

Presídios "medievais" abandonados pelo Governo


No começo da semana, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, classificou os presídios brasileiros como "medievais" e disse que preferiria morrer a ser preso em uma das cadeias do país.


Apesar da lucidez ao reconhecer a grave situação dos presídios brasileiros, o Ministro não a traduz na gestão de políticas públicas pertinentes à sua pasta.


O Jornal O Estado de São Paulo apurou que os presídios brasileiros receberam menos de 1% do valor de investimento previsto para este ano. Ao se considerar os cinco programas do Fundo Penitenciário Nacional cuja destinação é a recuperação e a construção de novas unidades, nota-se que pouco do total de R$ 277,5 milhões saiu dos cofres dos governo federal - apenas R$ 2.579.776,61.

Ou seja, no discurso o Ministro reconhece a calamidade pública dos presídios, mas na prática, muito pouco se fez no que tange aos investimentos previstos para reparar o grave problema. Há projetos e previsões de investimento no Orçamento, mas quase nada saiu do papel até agora.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário