Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Crise de Representatividade

É notório entre cientistas políticos, jornalistas, políticos e cidadãos comuns do mundo inteiro, que estamos vivendo um fenômeno mundial de apatia democrática, de descrédito das Instituições e de desmoralização da classe política.

Nos últimos anos, os escândalos de corrupção, a falta de plataforma e a clara incoerência nas relações políticas acabaram alargando a crise de representatividade vivida pelas Instituições políticas, em especial o Poder Legislativo e os partidos políticos.

Atualmente, o Congresso Nacional com 513 Deputados e 81 Senadores é o Poder Legislativo entre os mais caros do planeta, com mais de 20 mil funcionários, altos salários e outras tantas benesses. O parlamentar brasileiro custa milhões e milhões de reais aos cofres públicos, e todos estes gastos não são refletidos em atividade legislativa, pois o Parlamento brasileiro é um dos que menos produz no mundo.

Em uma democracia, o Legislativo é a expressão máxima da democracia, e quando se constata o descrédito sofrido por essa Instituição no Brasil, devemos nos preocupar.

Mas não pense que o Congresso Nacional brasileiro é formado por picaretas, há dentro da Câmara e do Senado um grande número de homens e mulheres que exercem a vida pública com fibra e seriedade. Contudo, o descrédito vivido se deve principalmente, pelas falhas do nosso sistema político-eleitoral, que carece de Reformas estruturais urgentes para repará-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário