Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2013

"De maio de 1968 a junho de 2013"

Divulgo aqui, mais um dos brilhantes artigos do Professor José Eduardo Faria no Jornal O Estado de São Paulo de ontem, em que se traça um paralelo que semelhanças e diferenças entre as manifestações que tomaram o país no último mês e as históricas manifestações deflagradas em Maio de 1968.

O Professor Faria, como é conhecido, é Chefe do Departamento de Filosofia e Teoria do Direito da USP, e foi meu professor no último semestre na disciplina Sociologia Jurídica na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Foi sem dúvida um dos mais significativos e importantes professores com quem já tive aulas, e este artigo que divulgo aqui, demonstra um pouco da profundidade das suas análises e lucidez de suas observações.

José Eduardo Faria engrandeceu meus estudos no último semestre e é uma das boas razões pelas quais o Largo São Francisco permanece prestigiado pelas pessoas que almejam cursar Direito nas nossas queridas "Arcadas".

"Mais do que um regime de consultas, a democracia é um sistema que articula participação cívica, qualidade da deliberação, transparência das decisões e exercício de responsabilidade. A representação democrática não é uma transposição cacofônica dos diferentes segmentos sociais. É esforço de síntese." José Eduardo Faria, Jornal O Estado de São Paulo, 10/07/2013.

Leia: "De maio de 1968 a junho de 2013", Jornal O Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário