Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Os donos do Poder

Da coluna Esplanada, Leandro Mazini: De saída, Sarney quer fazer Roseana presidente do Senado:

"Recém-saído de hospital e com saúde fragilizada, o senador José Sarney (PMDB-AP) iniciou operação para sua sucessão no Senado. Em almoço na casa da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em Brasília no domingo, no qual recebeu o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), o vice-presidente Michel Temer e caciques do PMDB, surgiu o pré-acordo.
O grupo político da família apoiará Renan para o governo de Alagoas, e o grupo de senadores suprapartidário que sustenta Renan apoiaria Roseana para presidência do Senado em 2015."

Comentário
Ao ler sobre as articulações que podem levar Renan Calheiros ao Governo de Alagoas e a atual Governadora do Maranhão (filha de Sarney) à Presidência do Senado, dá até a impressão que o Brasil tem dono. Ao constatar a cooptação das Instituições brasileiras, tão fragilizadas nos últimos anos, me pergunto, até quando?!

E eu mesmo respondo: até que coloquemos na agenda pública, uma ampla, corajosa e verdadeira Reforma Política no Brasil, não essa minirreforma eleitoral ensaiada no Congresso. Mais do que o "gigante acordado" ou dormindo, é preciso conscientização e participação política, para impedir que nossas Instituições sejam tratadas como se fossem o quintal de família/partido A ou B.

O Brasil tem dono sim, mas é o seu povo, a sua Nação; sair na rua por quinze dias e pintar o rosto em prol da redução da tarifa não é suficiente para reafirmar isso, uma vez que a voz do povo só se materializa de verdade, nas urnas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário