Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Há 25 anos, a liderança de Ulysses

Tancredo Neves e Ulysses Guimarães
Não há melhor forma de homenagear o passado, do que relembrá-lo, ou melhor, do que conhecê-lo. Se temos o país como hoje o conhecemos, com todas as suas virtudes e defeitos, as nossas virtudes e defeitos, isso se deve àqueles que lutaram e que construíram a Nação que nos fez chegar até aqui. É com o legado de tantos que pensaram e fizeram a Nação brasileira, como José Bonifácio, Joaquim Nabuco, Ruy Barbosa e tantos outros até os tempos mais recentes, como Ulysses Guimarães e Tancredo Neves.

Se o fim da ditadura militar e a volta á estabilidade democrática fazem parte das aulas de história e não mais das notícias de jornal, isso se deve em parte, à vozes que se levantaram contra o regime então vigente, defendendo um Brasil livre, estável e democrático. Com essas bandeiras, conseguiu-se abrir caminho para a transição, a partir do movimento em prol da Anistia, passando pela onda das Diretas Já, culminando na eleição de Tancredo e na Promulgação da Constituição Cidadã em 1988, pelas mãos de Ulysses Guimarães.

Poucas vozes foram tão decisivas quanto a de Ulysses, para se garantir a consolidação da volta da democracia ao Brasil, e poucos discursos foram tão contundentes e emocionantes quanto o dele, na Promulgação da Constituição Cidadã em 5 de Outubro de 1988. Tamanha a simbologia do discurso de Ulysses, que ouso dizer que eternizou-se como um dos mais brilhantes já registrados nos arquivos do Congresso nacional desde a sua criação.

Clique aqui, Político com P 'maíúsculo': Ulysses Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário