Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Há 25 anos, o discurso

Para celebrar o aniversário de 25 anos da Promulgação da Constituição, decidi trazer trechos do discurso de encerramento da Assembleia Nacional Constituinte e de promulgação da "Constituição Cidadã", proferido em 05 de Outubro de 1988, pelo Deputado Ulysses Guimarães que presidiu esse processo.

Todo cidadão merece e deve, ao menos uma vez na vida, ler o discurso de Ulysses Guimarães quando da promulgação da Constituição de 88. Que as palavras de Ulysses permaneçam nos ouvidos e corações dos governantes e cidadãos brasileiros, que ecoe nos plenários, nos gabinetes, nos salões palacianos, nas praças públicas, nas salas de aula e nas reuniões de família, porque relembrar Ulysses e a Constituição, é reavivar a história do Brasil e o futuro que queremos construir.

Clique aqui, para assistir o discurso de Ulysses Guimarães na Promulgação na Constituição de 1988.

Trechos do discurso de Ulysses Guimarães:

Brasília, 05 de Outubro de 1988.

"Dois de fevereiro de 1987: 'Ecoam nesta sala as reivindicações das ruas. A Nação quer mudar, a Nação deve mudar, a Nação vai mudar.' São palavras constantes do discurso de posse como Presidente da Assembléia Nacional Constituinte. Hoje, 5 de outubro de 1988, no que tange à Constituição, a Nação mudou."

"Só é cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa. Num país de 30.401.000 analfabetos, afrontosos 25%  da população, cabe advertir: a cidadania começa com o alfabeto."


"A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa, ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da Pátria. Conhecemos o caminho maldito: rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio, o cemitério."
"A persistência da Constituição é a sobrevivência da democracia. Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o estatuto do homem, da liberdade e da democracia, bradamos por imposição de sua honra: temos ódio à ditadura. Ódio e nojo."
"Foi de audácia inovadora a arquitetura da Constituinte, (...). O enorme esforço é dimensionado pelas 61.020 emendas, além de 122 emendas populares, (...), que foram apresentadas, publicadas, distribuídas, relatadas e votadas, no longo trajeto das subcomissões à redação final."
"Há, portanto, representativo e oxigenado sopro de gente, de rua, de praça, de favela, de fábrica, de trabalhadores, de cozinheiros, de menores carentes, de índios, de posseiros, de empresários, de estudantes, de aposentados, de servidores civis e militares, atestando a contemporaneidade e autenticidade social do texto que ora passa a vigorar."


"Enquanto houver Norte e Nordeste fracos, não haverá na União Estado forte, pois fraco é o Brasil."
"As necessidades básicas do homem estão nos Estados e nos Municípios. Neles deve estar o dinheiro para atendê-las."


"A governabilidade da Nação passa pela governabilidade dos Estados e dos Municípios. O desgoverno, filho da penúria de recursos, acende a ira popular, que invade primeiro os paços municipais, arranca as grades dos palácios e acabará chegando à rampa do Palácio do Planalto."
"Nós, os legisladores, ampliamos nossos deveres. Teremos de honrá-los. A Nação repudia a preguiça, a negligência, a inépcia."


"A moral é o cerne da Pátria. A corrupção é o cupim da República. República suja pela corrupção impune tomba nas mãos de demagogos, que, a pretexto de salvá-la, a tiranizam. Não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública. Pela Constituição, os cidadãos são poderosos e vigilantes agentes da fiscalização."
"Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora. Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados. É caminhando que se abrem os caminhos. Ela vai caminhar e abri-los."


"Sentei-me ininterruptamente 9 mil horas nesta cadeira, em 320 sessões, gerando até interpretações divertidas pela não-saída para lugares biologicamente exigíveis. Somadas as das sessões, foram 17 horas diárias de labor, também no gabinete e na residência, incluídos sábados, domingos e feriados."
"Político, sou caçador de nuvens. Já fui caçado por tempestades. Uma delas, benfazeja, me colocou no topo desta montanha de sonho e de glória. Tive mais do que pedi, cheguei mais longe do que mereço."


"A sociedade sempre acaba vencendo, mesmo ante a inércia ou antagonismo do Estado."
"O Estado autoritário prendeu e exilou. A sociedade, com Teotônio Vilela, pela anistia, libertou e repatriou. A sociedade foi Rubens Paiva, não os facínoras que o mataram. Foi a sociedade, mobilizada nos colossais comícios das Diretas-já, que, pela transição e pela mudança, derrotou o Estado usurpador."


"Termino com as palavras com que comecei esta fala: a Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja nosso grito: – Mudar para vencer! Muda, Brasil!."

Clique aqui, para ler a íntegra do discurso do Deputado Ulysses Guimarães 

Nenhum comentário:

Postar um comentário