Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Três Poderes no Brasil - parte 2

No Brasil, foi adotado o Sistema dos Três Poderes, por garantir maior representatividade e equilíbrio na divisão dos Poderes.

Na esfera Federal, o Poder Executivo é representado pelo Governo Federal (Presidente, Vice-Presidente e Ministros), o Poder Judiciário é representado pelo Supremo Tribunal Federal composto por Ministros e o Poder Legislativo brasileiro é bicameral, ou seja, formado por Deputados Federais e Senadores da República, que juntos, compõem o Congresso Nacional.

Na esfera estadual, o Poder Executivo é formado pelo Governador, seu Vice, e os Secretários Estaduais. O Poder Legislativo estadual é formado pelas Assembleias Legislativas (Deputados Estaduais), e o Judiciário é composto pelo Tribunal de Justiça do Estado e seus Desembargadores.

Nos municípios, o Prefeito, Vice e Secretários Municipais formam o Poder Executivo, os Vereadores na Câmara Municipal, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário Municipal, os Juízos de Primeira Instância, no Fórum, composto por Promotores e Juízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário