Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O que faz um... Vereador?

A cada quatro anos, os eleitores brasileiros renovam as Prefeituras e as Câmaras Municipais de todo o país. Escolhendo o próximo Prefeito que comandará o Poder Executivo Municipal, e os próximos vereadores, que em conjunto, compõem o Poder Legislativo Municipal.

Mas o que faz um vereador? O vereador integra o Poder Legislativo na esfera municipal, com mandato de quatro anos, sendo eleitos através do voto direto no sistema proporcional, com capacidade de se reeleger infinitamente.

Os vereadores formam a Câmara Municipal, que podem ser compostas com no mínimo 9 membros e no máximo 55, de acordo com o contingente populacional de cada município (em que quanto maior o número de habitantes de uma cidade, maior será o seu número de vereadores).

Entre as principais funções do vereador, estão as de discutir questões locais e fiscalizar os gastos e a administração do Poder Executivo, no caso, o Prefeito. abe ao vereador criar leis, atender as demandas da população, estabelecer a ponte entre a população e o Governo municipal.

O trabalho do vereador é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população, e para a garantia do bom uso do dinheiro público, que é fruto dos impostos pagos por todos os cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário