Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

1º aeroporto privatizado no Brasil

O consórcio Inframérica, de capital brasileiro e argentino, venceu o leilão realizado nesta segunda-feira (22) na bolsa de São Paulo com um lance de R$ 170 milhões. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a 30 Km de Natal (RN), é o primeiro aeroporto privatizado no Brasil. As obras devem ser concluídas em três anos.

O Governo Federal como anunciou, fará a concessão para a inciativa privada de pelo menos três outros aeroportos brasileiros.

Comentário
Quando o Estado não consegue investir em infra-estrutura ou não consegue administrar ou fornecer um serviço de qualidade para a população, muitas vezes a solução acaba sendo a privatização ou a concessão, que na prática é passar para empresas privadas a tarefa de fazer aquilo que o estado não está sendo capaz de fazer com agilidade e eficiência, como investir em novas tecnologias, aprimorar o serviço e melhorar o atendimento que é prestado á população.

São mecanismos úteis e eficientes, desde que sejam feitos de forma clara, transparente e séria: exigindo que a empresa privada faça os investimentos necessários para que a população tenha um serviço de melhor qualidade.

Cito como bons exemplos de concessões bem feitas, as Rodovias de São Paulo, em que se paga o pedágio, mas se trafega em estradas de ótima qualidade, em que toda a infra-estrutura, tecnologia e segurança são oferecidas ao cidadão que a utiliza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário